Cartão de Crédito – ter ou não ter?

Cartão de Crédito – ter ou não ter?

Uma pergunta muito comum na Educação Financeira é: devo parar de usar cartão de crédito? E minha primeira resposta é que o cartão de crédito não tem culpa de nada.

Existem vantagens e desvantagens se você souber utilizar o cartão. Depois de conhecê-las você vai decidir se é capaz ou não de controlar o uso do cartão. 

Sendo assim, vamos ver os pontos positivos e os negativos da utilização do cartão de crédito. Vamos lá? Começando pelas más notícias…

Quando é NEGATIVO utilizar o cartão de crédito

Você não deve usar o cartão nas seguintes situações:

Quando há um desconto para o pagamento em dinheiro – se pagando em dinheiro você vai economizar, não faz sentido pagar no cartão. E se o valor for muito alto e você não tiver a quantia para pagar à vista, acenda o alerta! Porque se você não consegue pagar à vista, provavelmente também não conseguirá pagar o valor total no vencimento do cartão. Ou seja: vai deixar uma parte para pagar depois e vai arcar com os encargos do cartão. Só faça isso se a compra for imprescindível.

Quando não conseguimos pagar a fatura do mês anterior – não pagou a última fatura e já está querendo aumentar a dívida no cartão??? Nem pensar! Primeiro liquide sua dívida, depois volte a comprar.

Quando compramos apenas para acumular pontos em programas de fidelidade – programa de fidelidade é ótimo, mas só se estivermos ganhando pontos. Se estiver comprando só para acumular pontos você não está ganhando, está comprando pontos. Pare com isso agora mesmo!

Quando não temos um planejamento financeiro e isso nos faz comprar sem necessidade – pare todas as compras quando começar seu planejamento financeiro. Compre apenas o que for estritamente necessário. Você vai perceber que gastava muito dinheiro sem necessidade. E fazer isso no cartão de crédito é perder duas vezes.

Quando é POSITIVO utilizar o Cartão de crédito

Nas situações a seguir você pode utilizar o cartão de crédito:

Quando há um desconto significativo para pagamento à vista / no cartão – mas como já foi dito acima, só se a compra for imprescindível.

Para acumular pontos em programas de fidelidade – quando você precisa comprar um produto qualquer, pode pagar por ele, e o valor para pagamento no cartão é o mesmo de à vista, é uma boa opção usar o cartão para acumular pontos. Você não está gastando nada a mais para isso.

Por conveniência e segurança, evitando andar com grandes quantias de dinheiro em espécie – não custa repetir: desde que o preço para pagamento no cartão não tenha acréscimo.

Para registrar todos os gastos e identificar “vazamentos” no orçamento – usar a fatura do cartão como uma “planilha” de gastos para contribuir com o planejamento financeiro é uma boa opção para quem não é muito organizado. Mas só faça isso se puder pagar a fatura de uma só vez no vencimento.

Para gastos EMERGENCIAIS – farmácia ou supermercado, por exemplo, são algumas das tais compras imprescindíveis. Se precisa comprar e não dispõe do dinheiro, use o cartão. É para isso que ele existe.

Afinal, devo ou não usar o cartão?

Como você deve ter percebido, o cartão de crédito, por si, não é um monstro. O problema é não saber usá-lo.

Depois de ler todas as dicas acima você deve analisar cada uma delas e responder se você é capaz de segui-las. Assim, estará respondendo à pergunta se deve ou não usar o cartão.

Portanto, o resumo é muito simples: a escolha é sua entre ter ou não ter cartão de crédito. Mas só tenha caso você se sinta capaz de controlar sua utilização. 

Ao final, uma última dica, e esta é para todos: cartão de crédito só se for SEM ANUIDADE.

Deixe um comentário